Goiás GO - O portal da cidade!

Geografia

Aspectos Geográficos da Cidade de Goiás

Aniversário: 25 de julho
Fundação: 26 de julho de 1727.

Oficialmente 25 de julho de 1732

Gentílico: Vilaboense ou Goiano
Prefeito(a): Márcio Caiado (PP)
(2013–2016)

 

Características geográficas
Área: 3 108,018 km²
População: 24 727 hab. Censo IBGE/2010
Densidade: 7,96 hab./km²
Bioma: Cerrado
Altitude: 512 m
Clima: Tropical
Fuso horário: UTC−3
Indicadores
IDH: 0,736 médio PNUD/2000
PIB: R$ 214 036,310 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 8 610,01 IBGE/2008

 

 

Localização

O município de Goiás situa-se na mesorregião do Rio Vermelho, localizando-se a aproximadamente 15º 56’ 04” de latitude Sul e 50º 58’ 25” de longitude oeste.

A sede Municipal esta situada à 135 KM a noroeste de Goiânia, no cruzamento das rodovias BR 070 e GO 164.

  • ACESSOS: BR - 070 e GO - 164
  • DIST. GOIÂNIA: 136 KM
  • DIST. BRASÍLIA: 320 KM
  • DIST. ARUANÃ: 175 KM
  • DIST. PIRENÓPOLIS: 190 KM
  • DIST. CALDAS NOVAS: 304 KM

Limites Geograficos

Buriti de Goiás, Faina, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itapuranga, Matrinchã, Mossâmedes e Novo Brasil.


Relevo

O município apresenta um relevo bastante acidentado, onde se destaca a Serra Dourada, Serra de Santa Rita, Serra do Macaco, Serra do Mangabal e os morros de Dom Francisco, Cantagalo e das Lages.

A altitude media é de 512 metros circundadas no lado sul e oeste pela Serra Dourada e a topografia em sua maior parte é considerada pouco propicia às lavouras mecanizadas, visto que, 50% delas é ondulada e 10% montanhosa.


Clima

O clima é o típico do Cerrado (tropical úmido) com duas estações bem definidas ( quente e chuvosa; fria e seca) com temperaturas médias entre 35ºC (máxima) e 15º C (mínima), conferindo á cidade o estigma de cidade com clima quente e calor excessivo.


Vegetação

A vegetação predominante é o cerrado, com as fitofisionomias de matas de interflúvio (que se constitui numa floresta fechada, com árvores altas, troncos retilíneos e casca fina – diferente da maioria da vegetação deste bioma), campo cerrado, campo limpo, campo rupestre e veredas sobrepostos em variados tipos de solos, prevalecendo os solos húmicos, hidromórficos e latossolos (em seus vários tipos).

A vegetação característica do Cerrado proporciona ao município certa peculiaridade, pois nas matas, por vezes bem próxima da estrada e até mesmo da cidade, encontram-se em várias épocas do ano variadas espécies de frutas (pequi, mangaba, entre outras), além da flora e fauna que propicia aos visitantes espetáculos diários de beleza e naturalidade.

A MANGABA é uma fruta do cerrado consumida ao natural, ou nas formas de suco, sorvetes, compotas, vinho e vinagre. È uma fruta de alto teor nutritivo de fácil digestão.

O CAJU, ou caju do mato ainda existe na profusão no município de Goiás, os frutos são consumidos ao natural ou em sucos, sorvetes, licores e quando fermentados, como vinho e aguardente, são também famosas as passas de caju feitas pela doceiras da Cidade.

O PEQUI é outra fruta muito apreciada no município. E alem das frutas, tem também a Guariroba, uma espécie de palmito de gosto amargo muito apreciado pela população local e freqüentemente usado na culinária regional.



Hidrografia

O município é cortado pelos rios: Vermelho, Peixe, Ferreiro,Uru, Uvá e Índio e pelo ribeirões: Bacalhau,Bagagem, Caiamar, Bugre e outros. O que torna o município bem servido de recursos hídricos.



Fontes: IBGE, Wikipedia, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

__________________________________________________________________________________________

     

______________________________________